Acordo mediado pelo SIEMACO-SP garante verbas indenizatórias a 11 trabalhadores da empresa Xavier

09/03/2020



O triste caso dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa Limpadora Xavier, que fechou as portas em janeiro de 2020 e deixou os funcionários sem receber seus direitos, teve um final menos doloroso, graças a um acordo firmado entre a contratante e o SIEMACO São Paulo.

Após o fechamento da empresa Xavier, a contratante Toriba entrou em contato com o departamento jurídico do SIEMACO-SP para checar a viabilidade de propor um acordo com os trabalhadores. Depois de negociação com o sindicato e execução dos trâmites burocráticos, foi firmado nesta terça-feira (3) acordo com 11 trabalhadores. Eles receberam saldo do salário de dezembro, 13°, férias (integrais ou proporcionais), PPR, cesta básica e vale refeição.

“O SIEMACO intermediou essa negociação e fez os cálculos direitinho para que os trabalhadores não sejam lesados”, disse Francisco Junior, encarregado do departamento jurídico. “Conseguimos garantir o pagamento destes direitos, pois o FGTS o SIEMACO já havia conseguido a liberação das guias, para saque junto à empresa, em dezembro 2019”, completou.

Segundo Junior, depois do ofício enviado pelo SIEMACO, a contratante bloqueou as faturas da empresa que faliu. A Toriba ainda absorveu a maioria dos trabalhadores.

Fonte: Portal do Siemaco SP