Auxiliar de limpeza do Fórum da Barra Funda agradece ao SIEMACO-SP pelo apoio para se aposentar

21/07/2020



Maria de Lourdes Santana de Araújo, 66 anos, veio ao SIEMACO São Paulo, na manhã da última sexta-feira (17), para agradecer ao sindicato por todo apoio recebido nos trâmites que culminaram com sua aposentadoria, que foi liberada há dois meses, em plena pandemia.

No seu último emprego, antes de aposentar, ela atuava como auxiliar de limpeza, no Fórum da Barra Funda, na Capital, há mais de 5 anos. Ela saia de casa às 4 horas da madrugada para se aprontar e ir ao trabalho, dia após dia. Agora aposentada, ela desabafa: “O que mais está fazendo falta é a convivência com as minhas colegas e a supervisora”. Dona Maria mora no Jardim Grimaldi, no Sapopemba.

Perguntada a respeito dos seus planos, ela é rápida na resposta: “Agora é só comer e bater pernas”, diz, sorrindo. Assim que as restrições permitirem, ela pretende visitar os parentes na Bahia.

Ela tem dois netos; duas filhas e um filho, respectivamente Aldecir, Aldineia, e Alenildo. “Nasci numa cidade do mato, na roça, na foice, na ‘estalenga’, pegando no batente, na Fazenda Santana, em Mimoso, no interior da Bahia”. Veio para São Paulo há 30 anos, no início dos anos 1990. A mais nova aposentada estava acompanhada de uma das filhas, Aldecir Santana de Araújo, 45 e da netinha Ana Carolina, 9 anos.

Asseio e Conservação

Dona Maria, que no Fórum de SP era conhecida como “Lourdinha”, expressa toda sua gratidão ao SIEMACO-SP. “Nossa senhora, vocês me ajudaram tanto. Primeiramente agradeço a Deus, e ao Fábio Camilo (assessor), esse filho de Jesus, e a Maria (diretora), aqui do sindicato, vocês me ajudaram muito. Eu era muito paparicada lá no Fórum, mas aqui eu também fui muito bem tratada”, completou.

Quanto à sensação de estar aposentada, ela resume assim: “Ave Maria, eu não sabia se chorava ou se dava risada. Sinto falta do trabalho, da rotina, mas eu já trabalhei muito nessa vida. Antes da limpeza eu era empregada doméstica. Já trabalhei até na casa do ex-governador e ex-prefeito de SP, dr. Paulo Maluf”, conta, orgulhosa.

A diretora de Sustentabilidade, Assédio Moral e Órgãos Públicos, Maria Aparecida da Silva, expressou a sua alegria com a notícia da aposentadoria da associada do SIEMACO-SP. “Eu fico felicíssima, me sinto realizada pela entidade poder proporcionar essa tranquilidade para nosso trabalhador; dona Maria de Lourdes é uma batalhadora e merece poder desfrutar agora da sua aposentadoria”, disse Maria Aparecida.

O assessor Fábio Camilo não escondia a satisfação em ver o direito da trabalhadora reconhecido. “Tudo começou quando fiz uma visita ao Fórum Trabalhista, onde dona Maria prestava serviço para a TB. Ela é associada e perguntou se tinha departamento de Previdência no sindicato. Pedi para ela ir ao SIEMACO-SP, com a carteira de trabalho, para fazer a contagem do tempo de contribuição ao INSS. O Márcio e a Aline (do departamento Jurídico) checaram que ela já tinha o tempo necessário para se aposentar por idade. Eles Montaram o processo, deram entrada e resolveram a aposentadoria dela. Quando chegou a carta, o jurídico fez a contagem e viu que estava tudo direitinho”, contou Fábio Camilo.

Fonte: Siemaco SP