Homenagens e comemorações marcam o 16 de maio, Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana, Asseio e Conservação e Áreas Verdes

21/05/2019



Um dos maiores focos do SIEMACO-SP é valorizar os trabalhadores e trabalhadoras das categorias que representa, para que a sociedade entenda a importância desses profissionais no dia a dia. Por isso, no dia 25 de janeiro de 2011, o sindicato inaugurou várias estátuas de bronze que ficam na praça Marechal Deodoro, região central da capital, como forma de lembrar à população sobre estas importantes figuras da cidade. Além disso, também instituiu, com apoio de vereadores, o Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana, Áreas Verde e Asseio e Conservação, que é comemorado na data de 16 de maio — com uma bonificação financeira para toda a categoria, prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), especialmente criada como forma de reconhecimento pelos serviços prestados.

Neste dia especial, diretores e assessores fazem vários eventos, em conjunto com as empresas, como forma de unir ainda mais trabalhadores e trabalhadoras, passando vídeos, homenagens, realizando cafés da manhã e encontros para fortalecer ainda mais os laços da categoria.

 

O presidente do SIEMACO-SP, Moacyr Pereira, aproveitou a data deste ano para visitar os trabalhadores da Limpeza Urbana na garagem da LOGA, no bairro do Jaguaré, juntamente com os diretores André de Souza e Elmo Nicácio. “Vim aqui pessoalmente dar meus parabéns para todos e todas, pois essa é uma profissão muito importante na sociedade, para a capital e para os munícipes. Essas categorias fazem com que a saúde da população fique bem melhor. Temos muito orgulho de representá-los e defender seus direitos”, disse.

 

“Viemos parabenizar, abraçar cada um e cada uma e nos colocar, como sempre, ao dispor da categoria. Sempre lutamos para defender direitos, melhorar benefícios e para que todos tenham uma qualidade de vida bem melhor”, completou o diretor André de Souza.

 

Outros locais também foram visitados durante todo o dia, bem como o Atendimento Móvel SIEMACO-SP esteve atendendo trabalhadores e trabalhadoras, levando atendimento médico e assistência jurídica gratuita para a categoria.

 

Monumento em homenagem à categoria

As estátuas dos trabalhadores e trabalhadoras do Asseio e Conservação, Áreas Verdes e Limpeza Urbana foi inaugurada no 457º aniversário de São Paulo, como um presente especial para a cidade de São Paulo e para os cidadãos que nela vivem, trabalham e colaboram para o seu desenvolvimento.

 

Tratam-se de esculturas em tamanho real, doadas pelo sindicato à prefeitura e criadas pelo escultor Murilo Sá Toledo, que tem entre outros monumentos o São Paulo Apóstolo, na Praça da Sé, e a estátua do Papa João Paulo II, instalada em Fortaleza (CE).

Fonte: Portal Oficial do Siemaco SP.