Mudança de empresas da varrição tem organização e fiscalização do SIEMACO-SP

10/06/2019



Todas as equipes de assessores externos do SIEMACO-SP, que somam 38 funcionários, estão desde a quarta-feira (29/05) nos alojamentos e garagens da Limpeza Urbana de São Paulo, em todas as regiões, para ajudar na organização e fiscalização na mudança de empresas responsáveis pela varrição da capital.

No sábado (01/06) começou o primeiro dia das seis novas ganhadoras da licitação, que devem cuidar da zeladoria e limpeza das ruas, mantendo o emprego dos cerca de 12 mil trabalhadores que já estavam prestando o serviço anteriormente.

De acordo com André Santos, diretor Tesoureiro do SIEMACO-SP e organizador da transição da varrição, a prioridade é manter os empregos de quem já estava prestando serviços e fiscalizar as novas empresas, para que cumpram a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. “Já tivemos reuniões com todas as empresas, alinhamos tudo e, agora, é hora de ver na prática como elas irão se comportar. Desde a entrega dos uniformes, ao pagamento dos benefícios que o trabalhadores precisam receber no começo do trabalho, além da infraestrutura para que nossa categoria consiga exercer suas funções corretamente, estamos de olho em tudo”, disse.

Os novos consórcios e empresas que começaram na varrição desde o primeiro dia de junho são CORPUS, SUSTENTARE, LOCAT SP, LIMPA SP, ECOSS AMBIENTAL E SCK.

Além de fiscalizar e organizar, os assessores fizeram novas filiações, para que os trabalhadores e trabalhadoras continuem assistidos por todas as vantagens exclusivas que a carteirinha do sindicato oferece. “Os trabalhadores se filiaram em peso, pois sabem da importância da união para podermos negociar com as empresas e fazer essa mudança da varrição sem que nossa categoria perca o emprego. Além disso, filiados possuem assistência jurídica, médica, odontológica e de lazer. Ver todos fazendo suas filiações é um reconhecimento do trabalho sério que sempre fizemos”, avalia Moacyr Pereira, presidente do SIEMACO-SP.

Fonte: Portal do Siemaco SP.