Presidente da FEMACO, Roberto Santiago, cobra vacinação de trabalhadores da Limpeza Urbana, Asseio e Conservação

28/04/2021



O presidente da FEMACO, Roberto Santiago, cobrou das autoridades competentes municipais e estadual a imediata inserção dos trabalhadores da Limpeza Urbana, Asseio e Conservação, na lista de prioridades da vacina contra à Covid-19.
Em sua manifestação – registrada em vídeo divulgado pelo Siemaco Baixada Santista – Santiago justificou que a categoria não sofreu interrupções ou escalonamentos em seus trabalhos, desde o início do processo pandêmico no Brasil e portanto, continuam expostos.

”Venho aqui, neste momento, exigir dos governos municipais e estadual a imediata vacinação dos trabalhadores. Trabalhadores estes que estão na linha de frente o tempo todo. Trabalhadores que ao longo da pandemia, se dedicaram a coletar os lixos das cidades. Lixos esses que aumentaram em razão da permanência das pessoas dentro de suas casas. Portanto, eles estão cumprindo com a sua função na linha de frente, correndo riscos todos os dias”, justificou.

Em sua fala, Santiago ressaltou ainda que o Poder Público tem condições de agir e obrigação de olhar de forma diferente para estes cidadãos que estão garantindo a saúde pública, mantendo as cidades limpas.

”É impossível que o Poder Público não tenha um olhar para aqueles que estão garantindo a saúde pública, garantindo a limpeza das cidades. Portanto, vacina já! Caso contrário, esses trabalhadores serão obrigados a fazer um movimento que respeite esse trabalho e que respeite essa luta”, afirmou.

O presidente do Siemaco Baixada Santista, André Domingues de Lima, popularmente conhecido como ‘Fuzil’, também fez questão de cobrar as autoridades, pedindo para que todos sejam vacinados o mais rápido possível.

”Venho fazer um apelo às autoridades competentes para que os trabalhadores sejam vacinados o mais rápido possível. Essas pessoas estão ficando doentes e estão desde o começo da pandemia na rua, se expondo todos os dias aos mais diversos tipos de risco, incluindo à Covid-19. Portanto, peço que olhem para esses trabalhadores. Vacina Já”, concluiu.

Assista ao vídeo na íntegra: