SIEMACO ABC intercede que Prefeitura de Santo André priorize vacinação e exames aos trabalhadores

21/05/2020



 

Na tarde de ontem (20), o SIEMACO ABC protocolizou dois ofícios na Secretaria de Saúde de Santo André, solicitando atenção especial aos trabalhadores que atuam na prestação de serviços de asseio, conservação e limpeza urbana do município.

“Solicitamos que a Prefeitura antecipe a vacinação contra a influenza daqueles que atuam em áreas essenciais. São cerca de 2 mil trabalhadores que estão diariamente expostos à contaminação, pois cuidam da limpeza de ruas, hospitais, postos, laboratórios, entre outros”, explicou o secretário geral da entidade, Ednaldo Oliveira.

A entidade também pediu que tais trabalhadores fossem priorizados nos testes de Covid-19. “É fundamental que esses trabalhadores realizem seus exames. Como já argumentamos anteriormente, eles cuidam da limpeza das ruas e dos ambientes, e nesse tempo de pandemia seus serviços foram intensificados. Embora todos tenham seus cuidados higiênicos e tenham usado os EPIs, sabemos que a exposição é maior”, justificou.

A VACINAÇÃO

A vacinação contra a Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid-19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.

A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte.