A Campanha #RespeiteTodoMundo tem chegado aos trabalhadores da mais diversas formas possíveis, seja por meio das redes sociais, impressos, camisetas, bonés ou até mesmo por cursos e palestras. Nessa última segunda-feira (24), a FEMACO e o SIEMACO TABOÃO promoveram uma palestra sobre o tema, dedicada aos trabalhadores do terro, em Caieiras.
O evento foi realizado no auditório da empresa Solví Essencials Ambiental, reunindo cipeiros, técnicos e engenheiros de segurança e profissionais da categoriapara conhecerem a fundo a campanha que visa não apenas conscientizar, mas tomar medidas nas esferas jurídicas e criminais contra autores de práticas de assédio moral, sexual, discriminação e preconceito, seja ele qual for.
“Práticas abusivas no ambiente de trabalho têm causado uma série de problemas na saúde do trabalhador, causando depressão entre outros transtornos mentais. Isso tem um efeito cascata, sem condições psicológicas o trabalhador se vê obrigado a se afastar, adoece, perde o emprego, tem uma piora no seu quadro emocional e, em alguns casos, tenta o suicídio. Depressão é coisa séria”, explicou o presidente do sindicato, Luis Mellinas.
A #RespeiteTodoMundo tem ultrapassado as fronteiras não apenas do estado de São Paulo, mas do país, sendo reconhecida por sindicatos internacionais do mundo todo. “Foi uma iniciativa que acabou se tornando referência de bandeira de luta por igualdade de direitos, respeito e oportunidades em termos de gênero, raça, etnia e orientação sexual. Temos recebido muitos elogios e sendo convidados a palestrar sobre o tema no exterior”, contou o coordenador do Grupo de Ação Sindical (GAS) da FEMACO, Roberto Leme (Theo).