A FEMACO – Federação dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes no Estado de São Paulo expressa sua indignação diante do repugnante ato de racismo e injúria racial cometido por funcionários da empresa SPSP, em Bauru (SP), contra a recepcionista Isabel Cristina de Oliveira, como amplamente divulgado na imprensa.
Os ataques, que incluíram ofensas como “nega feia” e outras mensagens de teor racista, revelam não apenas a falta de respeito, mas também a falha da empresa em promover um ambiente de trabalho saudável, pautado pelo respeito à diversidade. É inadmissível que situações tão graves ocorram sem que haja uma política sólida de prevenção ao preconceito e capacitação contínua de seus funcionários.
A demissão dos envolvidos é o mínimo esperado, mas não resolve o problema estrutural que permite a perpetuação de comportamentos discriminatórios. A SPSP deve assumir a responsabilidade por sua omissão em oferecer treinamento adequado e ações efetivas para combater o racismo e outras formas de discriminação no ambiente corporativo.
A FEMACO reitera seu compromisso com a Campanha #RespeiteTodoMundo, que combate o assédio moral, sexual, discriminação e preconceito no trabalho. Também manifesta total apoio e solidariedade à vítima, colocando-se à disposição para acompanhar este caso e exigir que a justiça seja feita.
O racismo é crime e precisa ser combatido de forma firme e estruturada. Não há espaço para complacência em situações como esta.
Roberto Santiago
Presidente da FEMACO