A publicação “Diálogos sobre Trabalho e Clima: Caminhos para o Futuro”, organizada pelo Aurora Lab, reuniu diversas vozes importantes para debater a relação entre justiça climática e o mundo do trabalho. Tivemos a honra de contribuir com essa construção coletiva, levando a perspectiva dos trabalhadores da limpeza urbana para o centro da discussão sobre as mudanças climáticas.
Nossa contribuição está presente na seção “Trabalhadores da limpeza urbana frente às mudanças climáticas”, em um texto assinado pelo presidente do Siemaco Guarulhos Jhonatan Silva Moura. Nele, apresentamos os desafios enfrentados no dia a dia por profissionais da limpeza urbana, que estão na linha de frente dos efeitos do clima extremo — como enchentes, calor excessivo e a exposição a resíduos — muitas vezes sem a estrutura adequada para exercer suas funções com segurança e dignidade.
Ao participar desta publicação, buscamos mostrar que os trabalhadores da limpeza urbana precisam ser ouvidos e considerados nas políticas de transição ecológica. Falamos sobre a precariedade das condições de trabalho e da importância de incluir nossa categoria nos processos de decisão e construção de um futuro mais justo e sustentável para todos.
Através dessa contribuição, reforçamos nosso compromisso com a justiça climática aliada à justiça social. Nós, que cuidamos da cidade todos os dias, também queremos cuidar do planeta — e isso só será possível quando nossos direitos, realidades e experiências forem levados em conta nas soluções que estão sendo construídas.
A publicação “Diálogos sobre Trabalho e Clima” é fruto da construção coletiva, da escuta e da participação de especialistas, pesquisadores, trabalhadores e trabalhadoras comprometidos em impulsionar ações pelo clima.
O material apresenta o olhar e as reflexões desses dois campos, reforçando a importância da garantia dos direitos trabalhistas e da justiça social no enfrentamento à crise climática.
Para ter acesso a publicação clique aqui
Texto/Fotos por SIEMACO GUARULHOS











