Segundo o IBGE de 2018, no Brasil, 51,7% da população é composta por mulheres. De acordo com pesquisa divulgada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, a taxa de participação feminina no mercado de trabalho em 2021 foi de 51,56%, mas o índice segue inferior ao total de homens empregados 71,64%”.
Além de serem minoria no mercado, ainda têm que lidar com questões de carga horária estendida, com dupla ou tripla jornada de trabalho; salário menor do que dos homens; cansaço excessivo; assédio (moral e sexual) no ambiente de trabalho e no transporte, machismo estrutural, entre outros.
Pensando em contribuir para o debate sobre a pauta das mulheres, a equipe de mulheres do Siemaco Guarulhos, realizou a primeira roda de conversa ‘’Bate papo entre elas’’, evento 100% voltado para as mulheres da nossa categoria.
O bate papo contou com a presença de convidadas importantes, como Dra.Thais Mora – médica clínica geral especialista em saúde da mulher, falando sobre diários e preventivos, a Assistente Social Mavi Silva, explicou sobre violência doméstica, psicológica, moral, sexual, patrimonial e virtual, Maria Isabel Estevam, presidente do Siemaco Vale do Paraíba e diretora da Femaco, que dividiu um pouco de sua trajetória junto ao movimento sindical, vencendo dificuldades, preconceito e mostrou que mulheres podem e devem ocupar cargos importantes e também a presença da Sandra Morgado, Psicanalista e voluntária na ONG Olhar de Bia, onde reforçou a necessidade de buscar saúde mental, a importância do autoconhecimento e impor limites caso necessário.
Foi um bate papo entre elas para acolher, conhecer, apoiar ,valorizar e empoderar essas mulheres que tanto fazem e colaboram com a nossa sociedade para que seja um lugar melhor para todas.
Fonte: SIEMACO GUARULHOS