A luta pelo fim da escala 6×1, que obriga trabalhadores a seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso, ganha força com o apoio de Roberto Santiago, presidente da FEMACO, vice-presidente da UGT e ex-deputado federal. Ele destacou a importância do engajamento sindical para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe extinguir esse regime e implementar uma jornada de 36 horas semanais, sem redução salarial.
A PEC, apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), já tem apoio de cerca de 100 parlamentares, mas ainda precisa de 171 assinaturas para avançar no Congresso. Paralelamente, uma petição pública organizada pelo movimento “Vida Além do Trabalho” ultrapassou 1,5 milhão de assinaturas, demonstrando o amplo apoio popular à causa. “Os sindicatos têm o dever de liderar essa luta, mobilizar trabalhadores e pressionar parlamentares. Essa é uma pauta de dignidade e respeito à vida do trabalhador”, afirma Santiago.
Ele reforça que os sindicatos podem atuar promovendo campanhas de conscientização, incentivando a assinatura da petição e organizando manifestações. Para assinar e apoiar, acesse: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR135067
“A união entre sindicatos, trabalhadores e sociedade será decisiva para conquistar essa mudança. Essa luta é de todos nós”, conclui Santiago.